Porque Heartland é minha música preferida do U2

Se for pra eu escolher a música mais bonita na longa carreira do U2, seria Heartland, um tema desconhecido do album duplo Rattle and Hum (1988). Tecnicamente, poderia dizer que se trata de uma balada, ainda que o clima soturno e a ambiência apresentem uma profundidade inesperada. Destaca-se aqui a voz de Bono, de uma grandeza à parte, oferecendo uma aula de interpretação.

U2_HEARTLAND1

A letra é descrita pela banda como a tentativa de fazer uma canção de amor para uma nação – no caso, os EUA. Bono canta sobre locais menos glamourosos dos Estados Unidos, porém são espaços fundamentais para a formação da cultura de lá. Como a lendária rodovia interestadual conhecida como Rota 66, ou os campos de algodão onde trabalhavam os escravos e imigrantes, e até o Rio Mississippi, cujas margens viram nascer o gênero do blues, além de seu curso passar por Graceland, terra de Elvis Presley (o cantor é homenageado no filme Rattle and Hum quando toca esse tema).

U2_HEARTLAND2

No aspecto musical, apesar da melodia simples (como quase tudo do U2), quase todos os acordes são suspensos, sem o 3º grau, o que os torna indefinidos quanto ao fato de serem maiores ou menores. Bono diz que essa indefinição guarda uma relação com temas da música americana e do blues tocados da mesma forma. O efeito misterioso que surge dessa harmonia “suspensa” faz com que Heartland seja a faixa preferida do co-produtor Daniel Lanois em todo o disco Rattle and Hum.

U2_HEARTLAND3

Ao especular sobre o sentido da canção, Bono diz: “o diretor alemão Wim Wenders, que dirigiu Paris Texas, disse que a América colonizou nosso inconsciente. Ele está certo. A America está em todo lugar. Se você nunca esteve neste lugar, ele vai até você. É Hollywood, é a Coca Cola, Levi’s, Harley Davidsons. Existe bem e mal nisso tudo, mas de alguma forma você terá que lidar com isso”.

Heartland

See the sun rise over her skin
Don’t change it
See the sun rise over her skin
Dawn changes everything, everything
And the delta sun
Burns bright and violet

Mississippi and the cotton wool heat
Sixty-six a highway speaks
Of deserts dry
Of cool green valleys
Gold and silver veins
Of the shining cities

In this heartland
In this heartland soil
In this heartland
Heaven knows this is a heartland
Heartland

See the sun rise over her skin
She feels like water in my hand
Freeway like a river cuts through this land
Into the side of love
Like a burning spear
And the poison rain
Brings a flood of fear

Through the ghost-ranch hills
Death valley waters
In the towers of steel
Belief goes on and on

In this heartland
In this heartland soil
In this heartland
Heaven knows this is a heartland
Heartland
Heaven knows this is a heartland
Heartland, heartland
Heartland
Heaven’s day here in the heartland

Fontes:
Songfacts
Livro: U2 Into the Heart: The Stories Behind Every Song
Wikipedia

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.