Tese

02

Tese de Doutorado

Prof. Dr. Rafael Senra Coelho

Nome: Raízes de um Vendaval: adaptação em quadrinhos de Hilda Furacão

Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários

Data: 27/04/2016

Orientadora: Teresinha Vânia Zimbrão da Silva

Resumo: O presente trabalho envolve uma adaptação de trechos do romance Hilda Furacão, recriados no formato das histórias em quadrinhos. Mais do que se valer de critérios comerciais e didáticos, cada elemento da adaptação tenta prestar contas ao texto original do autor Roberto Drummond.

Dessa forma, o trabalho envolve uma simultânea operação em que, por um lado, o processo criativo gera a demanda da análise dos pressupostos do romance, e, por outro lado, as próprias motivações da adaptação em si são desveladas ao longo de todo o estudo.

Desde a escolha do tipo de desenho, passando pela diagramação, a narrativa, ou o uso das fontes e letreiramento, nada pretende ser gratuito ou mesmo fruto de mera veleidade autoral. Tentou-se compreender a história dos quadrinhos desde seus primórdios, as práticas ancestrais que criaram seu vocabulário, mas entendendo sempre que essa mídia se consolidou de fato somente na contemporaneidade, a partir do contexto da cultura de massa.

E a história desse meio é oportuna para a pesquisa não apenas no aspecto puramente artístico, mas também no âmbito das práticas editoriais, principalmente as que envolvem adaptações de outras mídias para os quadrinhos.

Por fim, para entender a transposição de elementos originalmente literários para o suporte sequencial e visual, utilizamos conceitos como o de “arquétipo”, a partir das definições da psicologia analítica de Carl G. Jung.

 

Palavras-chave: Literatura – Quadrinhos – Memória – Psicologia Analítica – Carl Jung

Download da Tese (pdf – 5Mb)