Em novembro de 2023, foi publicado o primeiro romance de Rafael Senra, Meu Personagem no Divã. A obra sai pela Editora Urutau, e conta com apresentação do Prof. Dr. André Monteiro (UFJF).
Foi nove anos desde o primeiro rascunho da história até chegar à versão final. Na verdade, Meu Personagem no Divã nasceu como uma história em quadrinhos, e Rafael chegou a desenhar cerca de doze páginas antes de perceber que não estava funcionando nesse formato. Só então a história foi transposta (e finalizada) na forma de um romance.
Enredo
A história do livro se passa em Juiz de Fora. Paulo Gedanken trabalha como psicólogo, mas seu verdadeiro sonho é tornar-se escritor de obras literárias. Depois de um longo esforço de escrita (e um considerável investimento financeiro), ele publica enfim seu primeiro romance, chamado “A Encomenda.” Depois de anos acalentando o sonho de se tornar escritor, seus esforços parecem ter trazido bons resultados.
Até que surge em seu consultório um paciente chamado Guto – o mesmo nome do principal personagem do livro recém-publicado. A mesma aparência. E as mesmas histórias de vida. Tudo na narrativa de Guto coincide com o livro, de um modo que deixa Paulo assombrado, sem entender o que está acontecendo.
Essa é a primeira de muitas reviravoltas dentro da trama metanarrativa e surrealista de Meu Personagem no Divã.
Recepção
O escritor Gian Danton recomenda a leitura. “Meu Personagem no Divã parece um episódio de Além da Imaginação misturado com humor. É uma leitura agradável, que nos pega tanto pelo suspense de saber o que está acontecendo como pelo absurdo dos acontecimentos”.
O professor e escritor Roberto Rillo Bíscaro fez uma resenha em vídeo da obra, e comenta que “considera que é um livro bem escrito, que está clamando para virar filme“.
No texto de apresentação, André Monteiro diz que “buscando dominar as técnicas do suspense e do gênero policial, Rafael Senra termina por nos oferecer uma narrativa que, fundindo uma coesão estrutural verossímil (com unidade de tempo, espaço e ação) a situações absurdas, nos leva, em ritmo progressivo, a nos deixar navegar por suas ondas de mistério… E, o mais relevante, convida o leitor a ser pensativo sem ter que suportar (pelo menos, suportar sem risos) algumas chatices típicas das grandes maçadas intelectualoides. Muito de outro modo, trata-se de um romance que, pretensiosamente, quer fazer a gente poder ficar um tanto inteligente sem ser (e sem querer que a gente seja) uma gente chata. Pretensão que, em minha pequena perspectiva, foi realizada com muita precisão”.
Lançamentos
O livro foi lançado no dia 08 de maio em Macapá (AP) no Amapá Garden Shopping, e, no dia 30 de junho, foi lançado em Congonhas (MG) na Casa Bendito.
Como adquirir o livro?
Meu Personagem no Divã está à venda no site da Editora Urutau.