Reenvolver

Quando perguntam para Rafael Senra se ele é músico, a resposta costuma ser: “também”. Afinal, além de publicar livros e histórias em quadrinhos, ele também é professor de literatura na Universidade Federal do Amapá.

Reenvolver é o segundo disco solo de Rafael Senra, e o primeiro trabalho do artista totalmente autoral. Afinal, seu primeiro disco (Canções de São Patrício, lançado em 2017) era quase todo de versões em português para músicas celtas dos séculos XVIII e XIX.

Parte do disco Reenvolver traz versões de estúdio para músicas que Rafael vinha gravando em casa há mais de dez anos. Outra parte do disco foi escolhida em seu acervo de inúmeras composições, e o critério foi que entrasse no mínimo uma faixa para cada parceiro letrista com quem ele costuma trabalhar. Das onze músicas do disco, apenas quatro são somente de Rafael.

O disco foi inteiramente gravado no Estúdio Zarolho, entre dezembro de 2019 e março de 2020, pouco antes do início da pandemia de Covid-19. Sendo multinstrumentista, Rafael tocou quase todos os instrumentos, e teve uma preciosa ajuda de alguns músicos macapaenses. Forlan Gomes fez um excelente trabalho nas baterias, e a cantora Brenda Zeni interpretou duas músicas do disco.

A produção e engenharia de som ficou a cargo de Alan Flexa, um produtor veterano da cena de Macapá (Amapá), e que conhece bem diversas influências que permeiam o trabalho de Rafael, como o Clube da Esquina, dream pop, rock progressivo inglês e o pop dos anos 80.

O título “Reenvolver” (que pode ser interpretado como “envolver de novo”) parece bem adequado para os tempos turbulentos que vivemos. Além da referência beatlemaníaca, tem a ver com a possibilidade de reconstruirmos os símbolos de nossa imaginação coletiva. Nesse trabalho, Rafael reconstruiu em estúdio canções que existiram muito tempo como meros “esboços” guardados. A beleza precisa sair das gavetas, e ser polinizada pelo mundo, pensa o artista.

O lançamento previsto para 2020 foi adiado em função da pandemia, e reagendado para o dia 17 de março de 2021 (aniversário de Rafael).

1. Cem Palavras
2. Novela Vaga
3. Melodia de Narciso
4. Diógenes
5. Com Você
6. Canção Escondida
7. Sentido Vago
8. Desconectar
9. Frase sem Plural
10. Primeiro de Abril
11. Supernova SG-532

Rafael Senra: vozes, violões, guitarras, baixos, teclados.
Forlan Gomes: baterias.
Brenda Zeni: vocais nas faixas 2 e 10.

Mixado e masterizado por Alan Flexa (Maison Mastering).
Gravado no Estúdio Zarolho (Macapá – AP) entre dezembro de 2019 e março de 2020.
Produzido por Alan Flexa e Rafael Senra.

Capa por Rafael Senra, criada em cima de foto de Mauro Fernandes Barros.

Letras: Faixa 3, letra de Pablo Gobira. Faixa 5 e 7, letra de Kadu Mauad. Faixa 6, letra de Aline Santos. Faixa 9, letra de Rafael Senra, Gabriel Oliveira e Renan Fonseca. Faixa 10, letra de Guilherme Claudino. Faixa 11, letra de Luiz Henrique Garcia. Faixas 1, 2, 4, 8, letra de Rafael Senra.

Melodias: feitas por Rafael Senra (exceto faixa 9, melodia de Rafael e Gabriel Oliveira).

Lançamento: Progshine Records.

– Veja aqui as Letras do Disco –